segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Como se tornar um empreendedor

Ninguém é melhor que ninguém. Todos nós nascemos com talento e um grande potencial empreendedor. A questão é somente descobri-los e gerenciá-los.

Certamente nada é fácil na nossa vida, porém não basta enxergar longe. É preciso estar à frente, atualizando, pensar grande, ter visão de futuro. Isso faz toda a diferença.

Para que isso ocorra, devemos ter uma postura e comportamento de empreendedor e administrar da melhor maneira que existir. O caminho do sucesso é cheio de riscos e coragem. Sonhar é ótimo, porque quem não sonha não vive. Nós devemos sempre estar com os pés no chão, saindo dos sonhos e colocando em prática o que pensamos.

O empreendedor é aquele que percebe as oportunidades de crescimento nas circunstâncias mais comum e não se abate diante das primeiras dificuldades gerais e burocráticas principalmente aqui em nosso país, ou seja é persistente e tem muita atitude. Ele também se diferencia pela sua força de vontade e acredita em si mesmo, buscando tarefas desafiadoras, além de possuir muita paciência, ter ousadia e fazer um planejamento antes de tudo, objetivando ser seu próprio patrão, segundo o consultor Marcos Andrade.

A nossa participação coloca o Brasil na terceira posição do ranking mundial de empreendedores, chegando a 68% de pessoas que empreendem por vocação, formação universitária e ou capacitação para o negócio,isso desde que possuam as seguintes características, segundo Leila Navarro.

Cidadania e Ética:

Acredita em valores, que aplica em sua vida, como: ética nos negócios e relações interpessoais; comprometimento

com o meio ambiente; crença no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social .

Coragem:
Sabe calcular riscos, diminuindo o seu impacto, e avaliar as possibilidades, de modo a controlar os resultados esperados. Por isso não teme situações desafiantes ou riscos moderados.

Comprometimento:
Empenha-se na realização de seu sonho. Está comprometido com a concretização de seus projetos (pessoais e profissionais), mesmo que estes exijam muitos sacrifícios.

Criatividade:
Encontra soluções melhores, às vezes surpreendentes. Produz qualidade e excelência. Tem por hábitos gerar idéias, desafiar-se constantemente para manter sua capacidade criativa.

Decisão:
Faz tudo o que é possível para não fracassar, não tem medo do fracasso, não espera que as pessoas tomem decisões por ele.Toma decisões e assume suas conseqüências. Seu poder de decisão e comportamento fazem com que ele tenha uma grande energia e muita disposição para seus projetos e idéias.

Habilidade:
Possui habilidade e aptidões e procura aperfeiçoá-las e desenvolver outras mais. Tem como aptidões: iniciativa, ousadia, visão estratégia, espírito criativo, entusiasmo, prazer em lidar com pessoas, tem muito prazer naquilo que faz, é autoconfiante, eficiente e eficaz, entre outras. Tem como habilidades: detectar oportunidades, trabalhar em equipe, administrar bem o seu tempo e momentos de crise, ser flexível, efetuar planos de ação e de negócios, perceber a viabilidade econômica de suas atividades, preocupação com a qualidade de seus serviços e/ou produtos, entre outras.

Inovação:
Procura inovar em seus produtos ou serviços, ou seja, busca sempre um diferencial ao que oferece. Está sempre atento ao concorrente e ao outros profissionais da área para identificar falhas em seus produtos e serviços, para poder oferecer algo que possa deixar seus cliente internos e externos) satisfeitos.

Liderança:
Tem a capacidade de definir estratégias e objetivos, coordenar e delegar a realização de tarefas, incentivar pessoas e conquistar adeptos e apoio para as suas idéias. Ele cria, coordena, mas também acredita no potencial das pessoas e nos resultados que elas podem obter.

Organização:
Por ser organizado e saber planejar, não desperdiça tempo. Dinheiro e energia. Tem capacidade para utilizar recursos financeiros, materiais e humanos cuidadosamente. Estabelece metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e tangíveis, pois planeja cada passo. É capaz de mudar de planos ao perceber, depois de análise cuidadosa, que o cenário de seus planos está sofrendo alterações.

Otimismo:
Acredita em seu potencial empreendedor, em seus sonhos e nas oportunidades que o mundo oferece. Para ele os problemas oferecem sempre possibilidades de solução e crescimento.

Paciência:
Como o empreendedor acredita que a concretização de seus objetivos depende dele mesmo, não se angustia com fatores externos, os quais não pode controlar. Ele tem bastante discernimento e tranqüilidade para fazer acontecer o seu momento e influenciar as pessoas e ambiente que estão ao seu redor, para que possa realizar suas metas.

Persistência:
Não desiste diante de um obstáculo. Ao contrário, busca formas de contorná-lo ou superá-lo, assumindo responsabilidade pelos métodos utilizados para alcançar suas metas.

Pesquisa:
Procura manter-se sempre bem informado. Conhece a fundo seu negócio ou sua profissão. Pesquisa em livros, publicações, cursos e demais materiais que possam auxiliá-lo ou qualificá-lo para desempenhar melhor suas atividades.

Talento:
Sem dúvida, o talento é a ferramenta para transformar idéias em negócios, problemas em oportunidades. O seu talento é a sua ferramenta, é a sua arma para surpreender, é uma inteligência natural. É um dom divino, que todos recebem sem aviso ou manual de instrução.

Diante dessas características e outras só nos resta, ser um  empreendedor.

Fonte: Grupo Educacional Etapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário